A Wicca é uma religião Politeísta e Panteísta isto é: acredita em vários deuses e deusas que são juntamente com o homem parte da natureza e não seres supremos à parte de tudo . Todos viemos de um mesmo princípio gerador comum e a ele voltaremos, esse principio não tem nome, é o Uno, o Éter.. "aquilo que não pode ser dito" não por ser proibido, mas por estar além da compreensão normal.
Em Wicca não existem DOGMAS e sim ÉTICA. Não prejudicar ninguém, por exemplo não é um dogma, quem quiser fazê-lo é inteiramente livre desde que assuma a responsabilidade e o retorno da Lei Tripla. Mas agir dessa forma é condenado pela ética sendo todo bruxo aconselhado a agir apenas para o Bem de Todos.
Não faz parte da Tradição da Wicca converter pessoas de outras fés para ela. Cada ser humano é livre para acreditar em qual Deus quiser e da forma que quiser. Não há a tradição da "pregação".
Não existe para os Wiccans um "Deus Verdadeiro" supremo, perfeito e cultuadamente maior. Nem mesmo a Grande Mãe é uma deidade Maior e absoluta, dividindo com o Deus, em partes iguais, a responsabilidade e a adoração. "todos os Deuses são o mesmo Deus, e todas as Deusas são a mesma Deusa".
Os Wiccans não acreditam em juízos finais, messias, Céu e Inferno. Acreditam na corrente cíclica da vida, em vidas seguidas e em retorno contínuo.
A reencarnação para os Wicca não é um meio de se cumprir o Karma, de se pagar pecados, expiar dívidas ou algo do gênero. cada vida deve ser vivida com Amor, alegria, prazer e humor porque é um presente dos Deuses e não um castigo a ser cumprido.
Os Wiccans acreditam em feliz encontro, feliz partida e feliz reencontro, como expressão do encontro com a vida e com todos os bruxos. Uma vez Bruxo sempre Bruxo. A identidade do Bruxo transcende as encarnações e o tempo e é mantida sempre, mesmo que não manifeste plenamente nesta ou naquela vida...
Instrumentos da Wicca
Altar: o ideal é você ter um altar que é a sua ligação com a Deusa e com o Deus. Obrigatoriamente ele deverá ficar no norte. Coloque uma vela preta ao oeste para a Deusa e o ao Leste vermelha para o Deus.No altar tem que estar o cálice, o punhal, o pentagrama, o cetro e todos os objetos de uso em rituais. Pode-se também colocar símbolos representando os quatro elementos. Se você não tiver condições de montar um altar, não tem importância. Faça-o dentro de você, pois o que mais vale é o que você tem e é dentro de si.
Athame ou Punhal: é tradicionalmente de cabo preto e com lâmina de fio duplo. Também é tradicional que no seu cabo tenha símbolos mágicos ou astrológicos.Ele representa o elemento ar, é usado para traçar círculos, exorcizar o mal e as forças negativas, guarda e direciona a energia durante os rituais.Também tem o punhal de cabo branco que é utilizado para cortar varetas, colher ervas, gravar runas, esculpir as lanternas de Samhaim e outro símbolos mágicos em velas
Caldeirão: Pode ser de vários tamanhos (é aconselhável que o caldeirão caiba pelo menos um litro de água e possua três pés que simbolizam a trindade da Grande-Mãe) e pode ser de ferro fundido ou cerâmica. Simboliza o ventre da Deusa mãe, sendo utilizadas para várias coisas como ferver porções, queimar incenso, e guardar carvão, flores, ervas ou instrumentos mágicos.
Cálice: O cálice representa o elemento ar. É usado nos rituais e sabás como recipiente para água ou vinho consagrado.O cálice pode ser feito de vários materiais como cristal, prata e latão.
Livro as Sombras: O livro das sombras é o diário de um bruxo. La você vai encontrar suas porções, rituais (descrições e sucessos ritualísticos) e todas as suas anotações durante toda a sua vida.
Vassoura: Nós, bruxos, sempre usamos vassouras em rituais ou ate mesmo em nosso dia-a-dia. Quando começamos o ritual primeiro nos sempre varremos a área onde o ritual será feito, mais sem tocar o solo. Isso faz com que a área fique purificada e tranqüila para se trabalhar.
Sino: O sino pode ser de vários materiais como cristal e latão. É usado para simbolizar a abertura e fechamento de rituais ou Sabá, para invocar espíritos ou alguma deidade particular.
Buril: É um ferro usado para gravar nomes sagrados, números, símbolos em punhais, espadas, etc.
Incensário: Simboliza o elemento ar. É usado para chamar o silfos invocar os Deuses, para criar uma atmosfera mística para realizar algum ritual ou encantamento. Ele pode ser de vários materiais como metal, cerâmica o até uma cocha do mar.
Prato de Sal Simboliza o elemento terra e é usado para purificar.
Veste com Capuz Preta ou branca: utilizada em rituais ou Sabás. A menos que você queira trabalhar sem roupa.
Alfabeto Das Bruxas
O Alfabeto Das Bruxas é uma escrita utilizada por algumas Bruxas como um alfabeto secreto. Este alfabeto também era chamado de a escrita do Theban.
O Alfabeto das Bruxas foi muito popular durante as décadas de 1960 e 1970, mas foi gradualmente reposta por Germânico e Céltica nos meados da década de 1980.
São poucas as tradições que ainda utilizam deste alfabeto.
Símbolos
Na prática da arte da Grande-Mãe e seu Consorte, podemos acrescentar uma simbologia mágica que nos permite a melhor sintonia com os elementais. Para tanto, magos e bruxos de todo o mundo, através do conhecimento milenar puderam propagar esta simbologia que nos permite alcançar o efeito desejado em nossas práticas mágicas pessoais. Cada símbolo com o passar dos séculos, foram incorporados na Arte Wicca, devido a sua eficácia - seja no contexto mágico ou religioso. Muitos destes símbolos são utilizados para a prática ritualísticas de bruxos e bruxas, servindo para focalizar a energia mágica bem como os instrumentos. Na astrologia temos diversos símbolos que representam planetas e signos. A maior parte deles vem sendo também fortemente utilizados em Wicca. A seguir vamos dispor os principais símbolos e seus respectivos significados.
Pentagrama
É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Em Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.
Vênus de Willendorf
Representa a fecundidade e a fertilidade. Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Mãe que, desde a Idade da Pedra, representam o poder mágico da alma feminina. Ela a senhora da fertilidade da terra e do espírito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritório (para a fecundação de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade das relações familiares).
Selo de Salomão
É um antigo e poderoso símbolo mágico. Este símbolo consiste em um hexagrama de dois triângulos entrelaçados (um voltado para cima e outro para baixo). O selo de Salomão simboliza a alma humana, sendo utilizados por bruxos e magos cerimoniais para encantamentos, conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.
Tridente
É um símbolo de 3 falos, ostentado por qualquer deidade masculina cuja função é unir-se sexualmente à Deusa Tripla. É utilizado principalmente em Grandes Rituais, Magia Sexual e rituais de fertilidade.
Suástica
É um antigo símbolo religioso formado pela cruz grega com braços em ângulos retos. Antes de ter sido adotada pelo nazismo, a suástica era um símbolo sagrado de boa sorte e de saúde na Europa pré-cristã e em muitas outras culturas pagãs em todo mundo, incluindo as orientais, egípcias e tribais das Américas.
Lua Crescente
Símbolo sagrado da Deusa e também um símbolo da magia, da energia feminina, da fertilidade, do crescimento abundante e dos poderes secretos da natureza. É utilizado nas invocações à Deusa e a todas as deidades lunares, na magia da lua, nas celebrações dos Sabbats e nos rituais de cura das mulheres.
Triângulo
É um símbolo de manifestação finita na magia ocidental, sendo usado em rituais para invocar os espíritos quando o selo ou sinal da entidade a ser invocada está no centro do triângulo. O triângulo é equivalente ao número três - número mágico poderoso - e é um símbolo sagrado da Deusa Tripa: Virgem, Mãe e Anciã. Invertido simboliza o princípio masculino.
ANKH
É um antigo símbolo egípcio que nos lembra uma cruz encimado por um laço. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Devemos lembrar que o Deus e a Deusa do maior do antigo panteão egípcio são representados portando sempre este símbolo. O Ankh também é conhecido por vários bruxos como "Cruz Ansata". Hoje em dia o Ankh é usado por vários bruxos contemporâneos para encantamentos e rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação.
Olho de Hórus
É um outro antigo símbolo egípcio muito usado na feitiçaria moderna. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário