Instrumentos da Bruxa
Altar
O ideal é você ter um altar que é a sua ligação com a Deusa e com o Deus. Obrigatoriamente ele deverá ficar no norte. Coloque uma vela preta ao oeste para a Deusa e o ao leste uma vela branca para o Deus. No altar tem que estar o cálice, o punhal, o pentagrama, a varinha e todos os objetos de uso em rituais. Pode-se também colocar símbolos representando os quatro elementos. Se você não tiver condições de montar um altar, não tem importância. Faça-o dentro de você porque o que vale é o que você tem e é dentro de si.
Athame ou Punhal
É uma faca ritualística com cabo preto e lâmina de fio duplo(quer dizer que o punhal corta dos dois lados) tradicionalmente gravada ou cunhada com vários símbolos mágicos ou astrológicos representa o elemento ar, simboliza a força da vida e é usada pelos Bruxos para traçar círculos, exorcizar o "mal" e as forças negativas, controlar e banir espíritos elementais, guardar e direcionar a energia durante os rituais mágicos. Utiliza-se o punhal de cabo branco só para cortar varetas, colher ervas e para a magia de cura, esculpir a tradicional lanterna de Samhain, e gravar runas e outros símbolos mágicos em velas e talismãs. Caso você não tenha um punhal ou varinha para abrir um círculo use o seu dedo indicador para faze-lo.
Bola de Cristal
A bola de cristal é um instrumento das artes adivinhatórias, muito popular entre os videntes. A cristalomancia é também muito praticada pelas bruxas, mais com um propósito maior, mergulhar no cosmo profundo e infinito da Grande Mãe, recebendo mensagens e descobrindo mais sobre o nosso mundo interior, que é o mundo da Deusa refletida na bola de cristal. Veja a seguir alguns exemplos básicos da interpretação de figuras na cristalomancia:
Nuvens Violetas: harmonia e tranqüilidade
Nuvens Azuis: conquista e felicidade
Nuvens Verde: lucro e prosperidade
Nuvens Amarelas: duvidas esclarecidas em breve
Nuvens Laranjas: decisões difíceis definitivas
Nuvens Vermelhas: obstáculos e agitação
Manchas Claras: pequenos problemas
Manchas Escuras: grandes problemas
Estrela: sonhos impossíveis
Coração: vivência de um grande amor
Serpente: cuidado com a saúde
Pássaros: surpresas
Olho: siga mais a sua intuição
Espada: desarmonia
Balança: recompensa justa
Imagem Interior a Bola de Cristal: presente ou futuro imediato
Imagem Posterior a da Bola de Cristal: passado que exercera influencia sobre o presente
Imagem a Direita da Bola de Cristal: boas influencias
Imagem a Esquerda da Bola de Cristal: más influencias
Buril
É um ferro que se usa para gravar runas, nomes sagrados, números, símbolos mágicos e astrológicos, em punhais, espadas, sinos, joalheria metálica e outras ferramentas da magia.
Caldeirão
É tipo um pote escuro, de ferro fundido ou de outro material como o barro, mais tradicionalmente é de ferro e tem os 3 pés que representa a Deusa Tríplice. Ele combina simbolicamente os 4 elementos, o fogo que é usado para aquece-lo, a água que é usada para as porções, o ar que se evapora da poção e é feito de material retirado da terra, por isso ele representa os 4 elementos. Representa também o útero escuro da Grande Mãe que tudo gera. É utilizado pelos Bruxos para várias coisas, como ferver porções, queimar incenso, guardar flores, ervas, carvão e utensílios mágicos, ele também pode ser usado como instrumento de divinação, é só enche-lo com água(pura) e tentar. O tamanho vária, mais eu acho que você deve ter um que caiba no mínimo 1 ou 2 litros.
Cálice
O cálice representa o elemento ar e é usado no altar durante os rituais mágicos e sabás como recipiente para água ou vinho. O cálice tradicional é feito de prata, cristal, latão e até estanho. O cálice assim como o caldeirão também representa o útero da Deusa Mãe.
Cristais
O cristal tem o poder de armazenar energia, filtrar ambientes, e é sempre interessante usa-lo seu altar. Eles são usados para curar pessoas, existe uma polemica entre as cores das pedras muita gente diz que cada cor e que cada pedra serve para um fim, mais tem pessoas que dizem que não se podem limitar as pedras só pelas cores e suas propriedades. A também um cuidado quando for comprar sua pedra você tem que saber de onde elas foram tiradas, pois se desmatarem alguma floresta para retira-las eu acho que essas pedras não são muito úteis, pois não tem energia suficiente.
Ervas
Podem ser incluídas para emprestar suas tradicionais energias ao rito ou encantamento a ser praticado. Representam as Deidades Vegetais e frutificação da terra. Elas representam o elemental terra, e podem também ser usadas para curar pessoas em forma de remédios, mais cuidado com que erva você mexe pois existem ervas venenosas
Espada Cerimonial
A espada representa o elemento fogo é o símbolo da força do Bruxo. Em certas tradições wiccanas, a espada é usada no lugar do punhal para traçar círculos e apagar. A espada pode ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar energia, durante um ritual. A um mito sobre a espada, muitas pessoas não gostam de utiliza-la porque dizem que quem usa espada é mago. Creio eu que a espada entrou na wicca no tempo da inquisição onde os bruxos precisavam se defender dos ataques dos inquisidores. Por isso muitas pessoas discordam do uso da espada.
Incensário
Simboliza o elemento ar, e é queimado em rituais, feitiços como oferenda aos Deuses. Serve para invocar os silfos(seres elementais do ar), serve também para criar um ambiente para poder se começar um feitiço ou fazer invocações. Ele pode ser de qualquer forma e de qualquer material contanto que deixe o incenso queimar todo sem apagar.
Livro das Sombras
Muita gente pensa que o livro das sombras é um livro que você compra numa loja com feitiços básicos, só que não é bem assim. O livro das Sombras não passa de um caderno que você mesmo pode comprar ou fazer. Nele você coloca receitas, rituais, sonhos, feitiços, em fim tudo que você julgue necessário.
Manto
Alguns Bruxos não gostam de trabalhar vestidos de céu(ou pelado, nu, como queira). Mais também há quem acredite que os mantos confere uma atmosfera mística para o ritual e altera a sua consciência para os procedimentos que se segue, promovendo a consciência ritual. As cores são também utilizadas por suas vibrações específicas.
Amarelo: É uma cor excelente para aqueles envolvidos em adivinhação
Roxo: É favorável aos que trabalham com poder divino puro(ou que desejam aprofundar sua consciência espiritual acerca da Deusa e do Deus.
Azul: É indicada para curandeiros e para os que trabalham com sua consciência psíquica ou para sintonizar-se com a Deusa em seu aspecto oceano.
Verde: Fortalece os herbalistas e os ecologistas mágicos.
Marrom: É usado por aqueles com ligações com os animais ou que lançam encantamentos por eles.
Branco: Simboliza a purificação e a espiritualidade pura, sendo também perfeito para a meditação e rituais de purificação. É utilizado ainda em rituais da Lua Cheia, ou para acessar a Deusa.
Laranja ou Vermelho: Utilizados em sabás, para ritos de proteção ou sintonizar-se com o Deus em seu aspecto solar.
Preto: É uma cor popular. Ao contrário das crenças populares, o preto não simboliza o mal. É a ausência de cor. Simboliza a noite, o universo e a ausência de falsidade. Quando um wiccano veste um robe preto, ele está vestindo a escuridão do espaço simbolicamente, a fonte suprema de energia divina.
Pentáculo
É um disco feito de madeira, cera, metal ou argila(pode ser de outro material também), no qual nele é gravado a estrela de 5 pontas(o pentagrama). Serve para representar a energia feminina e os elementos, para invocar e prender gnomos e para proteger objetos mágicos.
Prato de Sal
Simboliza o elemento terra e é usada para purificação. Você pode espalhar o sal pela área para ser purificada ou misturar com água e borrifar a área e o círculo e as pessoas que participaram. Pode ser colocado no altar para representar o elemento terra.
Sino
O sino pode ser de vários materiais como latão e cristal. É usado pelos bruxos para simbolizar a abertura e o fechamento de um sabá, para invocar espíritos ou um Deus em particular, serve também para despertar pessoas que estão em transe e meditação. Os sino são tocados em ritos funerários wiccanos para abençoar a alma do Bruxo que cruzou o reino dos mortos. Simboliza o útero da Grande Mãe.
Varinha ou Vara
É um bastão não muito fino feito de galhos de árvores. Representam o elemento fogo, é o símbolo da força, da vontade e do poder de um Bruxo que o possui. A varinha é usada para invocar as salamandras em determinado tipo de ritual, traçar círculos, desenhar símbolos mágicos no chão, direcionar a energia e mexer bebidas no caldeirão. A varinha pode ser retirada de qualquer árvore contanto que você deixe algo em troca no pé da árvore como um pedacinho do seu cabelo, um pouco de mel, raspa de unha, em fim o que você preferir.
Vassouras
A vassoura é dada como o símbolo da bruxa. Ela é usada para varrer a área onde ira se trabalhar e é usada no dia-a-dia para varrer a casa. Quando começamos um ritual nós varremos a área sem que os pêlos da vassoura toquem o chão, com a bruxa visualizando uma limpeza de todas as coisas ruins daquela área. Isso purifica o ambiente. A vassoura é o símbolo tanto da Deusa quanto do Deus. O cabo representa o falo divino e as cerdas representam a vagina da Deusa.
Vela
Representa o elemento fogo. Elas são usada para aumentar a energia de um feitiço ou ritual ou para influenciar um poder em particular. Elas simbolizam a transformação da sua vontade em energia que é levada para o self.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário